A primeira vez que comi risoto foi na casa dos amigos e compadres Rafael e Simone, e simplesmente me apaixonei por esse prato. E desde então na despensa sempre tem o arroz arbóreo esperando para ser preparado a qualquer momento. A base da receita aprendi lá no Cozinha Travessa.
Gosto muito de assistir programas culinários que passam na Sony e GNT e sempre vejo os grandes chefes falarem que o ponto ideal do risoto é dificílimo em acertar. Não sei se acerto o ponto, porém meus comensais aprovam!
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 abóbora paulista pequena, sem casca e picada em cubos pequenos
- 200 gramas de queijo mozarela em cubos
- 1 xícara de chá de vinho branco
- 1 cebola média picadinha
- 2 litros de caldo de legumes
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal + 1 colher rasa de manteiga para finalizar o risoto
Dissolva o caldo de legumes em uma panela na água fervente e mantenha o fogo médio. Em outra panela (preferência teflon) aqueça a manteiga e junte a cebola picadinha e refogue. Acrescente a abóbora picada e o arroz arbóreo (não deve lavar o arroz), mexa bem e deixe refogar um pouco. Deve mexer o risoto constantemente para não queimar e não grudar no fundo da panela. Acrescente o vinho branco, e continue mexendo, evaporando o vinho acrescente o caldo de legumes (duas conchas por vez), quando secar repita o processo até o arroz ficar al dente. Esse processo leva cerca de 20 minutos. Quando o arroz estiver al dente e nessa hora a abóbora estará cozida, mas não molenga, junte o queijo e misture bem, para finalizar coloque a colher de manteiga bem ao centro e mexa até que a manteiga derreta. Sirva imediatamente.
Essa receita rende 4 porçõesFoto: Cesar Augusto Rubello
Nenhum comentário:
Postar um comentário